Curso Básico de Scrapbooking Online 1

Aula 1 - Grátis

Para quem está começando a se aventurar no mundo do Scrapbooking e não pode frequentar um curso presencial no atelier de nossa loja, agora pode dispor de nosso Curso Online Scrap By Anas.

Nosso Curso Básico consiste em 6 aulas e em cada uma delas são ensinadas técnicas diferentes da arte do scrapbooking. Também são passados conhecimentos teóricos, além da apresentação de ferramentas e demonstração de uso.

Vamos começar...

O que é Scrapbooking?
Arte de criar em papel e outros objetos afins, com o objetivo de produzir belos álbuns de fotografias e mais, podendo tirar partido do benefício de trabalhar com material próprio para arquivamento (livre de lígnea e ácido).

Material básico (www.scrapbyanas.com.br/loja):
Base de borracha*
Régua de aço
Cola (para scrap)**
Tesoura e estilete***
Lápis e borracha
Fita Banana
Dobradeira e vincador
Papel****

Considerações sobre o material básico:
*Existem bases de borracha próprias para o tamanho dos papéis de scrap no mercado.
**Indicamos que se use cola própria para scrapbooking (livre de ácido) sempre que você for fazer seus álbuns de fotografia, e usar os papéis e demais produtos de scrap, pois, a ideia do scrapbooking é a de perpetuar histórias contadas nos álbuns, para além de imagens de fotos apenas, sem que elas fiquem amarelados em poucos anos. Por isso, o uso de material tão próprio e especial.
***Uma tesoura de qualidade para cortar os papéis de scrap com ponta fina e leve para manusear é tudo de bom. Também é inigualável trabalhar com um estilete de qualidade para corte de precisão com lâmina afiada e pegada ergonômica.
****Os papéis de scrapbook são lindos, apaixonantes, a maioria com coleções sazonais, isso quer dizer que, são feitos por temporada e tem uma tiragem limitada. As medidas são padronizadas e o tamanho mais comum usado é o de 30,5 x 30,5cm e em sua maioria são fabricados livre de lígnea e ácido, ideais para evitar o amarelamento.

Lígnea - A lignina é um natural elemento de ligação que detém as fibras de madeira juntas. Os papéis e jornais que possuem lígnea tornam-se frágil e descoloridos com o tempo.
Como o ácido, a lígnea pode ser removida durante o processo de fabricação de produtos, de modo que,  os papéis de scrapbook na maioria são produzidos assim. Todo produto com essa característica tem que possuir a indicação de que é livre de lígnea e ácido ou seguro para arquivamento.

Ácido - a acidez está presente em muitos produtos como canetas, colas, papéis, embelezadores, tintas e mais. Por isso, devemos ter cuidado na escolha de materiais livre de ácido para não contaminarem nossas fotos e álbum.
Ácido no Papel - O ácido causa a desintegração do papel e das fotos. Este processo de envelhecimento é retardado significativamente quando o ácido é removido do papel durante o processo de fabricação. Nem todos os itens para scrapbooking são photo-safe, por isso, nunca deixe de verificar o material antes de comprar.

De posse desse material já podemos produzir muitos projetos de scrapbooking para álbuns de fotografias e também cartões e convites, caixas, quadros, mobiles, agendas, cadernos, scrap festa ...

Está na hora de colocarmos a mão na massa... (próximo post amanhã no domingo). Inscreva-se como seguidor do blog e acompanhe todos os posts. Até amanhã!



Comentários