Sabe porque o Ovo e o Coelho se tornaram símbolos de Páscoa?

O ovo era associado a lendas e mitos sobre a criação do universo, não só porque ele é a semente que contem o gérmen vital, mas também devido à sua forma, redonda, sem princípio nem fim. E a gema era associada ao sol, também ele fonte de vida. Ligado tão intimamente à vida, à regeneração, ao renascimento, à fertilidade, ao vigor e, naturalmente, à Primavera, o ovo tornou-se num símbolo da Páscoa, em toda a Europa.
Presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo.
Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida. E podia ser de pato, galinha... 🐔

E PORQUE o 🐇 é símbolo Pascal se ele não bota ovo? 🤔

Há lendas que apontam que um coelho foi o primeiro ser a presenciar a ressurreição de Jesus e que esse animal era um símbolo de renovação por ser o primeiro a sair de sua toca com o fim do inverno e início da primavera (época em que a Páscoa é comemorada, usando o hemisfério Norte como referência). Esta mudança e representação são entendidas, dentro do cristianismo, como um símbolo importante da ressurreição.


Eostre, Ostara ou Ostera é a deusa da fertilidade, amor e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. De seus cultos pagãos originou-se o termo Inglês Easter e Ostern em alemão, que foi absorvida e misturada pelas comemorações pascais cristãs. E a imagem da lebre foi substituída pela do coelho.



Comentários